sexta-feira, 6 de julho de 2007

Montjuic

O Montjuic é um monte que fica aos redores de Barcelona. Com muito verde (um bom tanto de jardins, inclusive o Jardim Botânico de Barcelona está lá), um castelo e museus super bacanas.
O Castelo de Montjuic (quanta criatividade) fica no topo. Construído no século XVIII, já teve diversas funçoes, ajudou a combater exércitos portugueses, se tornou prisao política na época de repressao à Catalunia (no período do Franco os catalaes foram altamente reprimidos) e hoje abriga um Museu Militar que, dizem por aí, tem a maior coleçao de armas do século XX. Mas eu que nao entrei pra conferir (bleh).
O pátio do Castelo nao deixa de ser um mirante, onde você consegue enxergar uma boa parte da costa de Barcelona e o porto. Gente, é tanto container, mas tanto container, e parecem caixinhas de fósforo. Você fica imaginando quanto produto chinês nao está entrando no país, quanto consumismo hehehe, mas a imagem nao deixa de ser bonita.
Descendo um pouco temos a Fundaçao Miró ! A Fundaçao foi construída um pouco depois da morte do artista e abriga, além de obras dele, fotos e trabalhos de pessoas que foram inspiradas pela arte dele. No prédio tem esculturas de Miró por todos os lados, e muitos dos seus trabalhos de cerâmica. Miró é um dos meus pintores favoritos, os quadros dele sempre me deixaram mais alegre, e visitar uma fundaçao que carrega seu nome, além de ver trabalhos diferentes dele, me deixou mais feliz ainda.
Continuando o caminho encntramos o Museu de Arte Comtemporânea da Catalunya (MNAC que já esta no Flikr). Um predio gigante e lindo, mas as obras nao sao as mais interessantes. Ou isso, ou eu tinha acabado de ver Miró. O que mais gostei de lá foram as fotografias. Uma ala pequena, nada muito chamativo, mas tinham imagens da Guerra Civil, fortíssimas, ótimas. Outra coisa curiosa é que no auditório do museu tem um orgao enorme (na verdade, proporcional ao predio, mas para a minha pequeneza), e fiquei imaginando o som estrondoso de nao deve sair daquilo.
Minha visita ao Montjuic termina por aí. Existem ainda os complexos olímpicos, com piscinas, ginásios e até o Museu Olímpico, mas bah, nao obrigada.
Agora, em um dos muitos jardins que passei tinha o brinquedo mais legal da história, uma mistura de balanço com tirolesa. Sao duas vigas de madeira, com uma certa distância uma da outra, e uma corda ligando as duas. Na corda tem um banquinho, mas nao da pra sentar certinho, a base fica entre as pernas. E depois disso, se jogaaaaa. Você vai parar lá do outro lado, e em segurança, funciona direitinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que divertido! Eu também gosto muito de Miró... Mas acho que ideal mesmo seria brincar de balanço/tirolesa vendo as obras de Miró. Simultaneamente. Tem como? hahaha É, eu quero t-u-d-o!
Besos, chica!