A casa Batló é mais uma das obras de Antoni Gaudí aqui em Barcelona (quando digo que tem muitos prédios dele aqui, eu nao estou brincando). Construído para uma família bem rica, entre 1904 e 1906, o edifício é super inovador.
Feita para parecer o fundo do mar, o arquiteto conseguiu transparecer a sensaçao de água, ondas, e animais marinhos, fosse no piso trabalhado em forma de polvos e estrelas-do-mar, na parede que tem desenhos que lembram escamas, ou na estrutura, que nao tem uma única linha reta (mentira, no terraço tem UM corredor em que as janelas sao retas, mas só lá).
Gaudí deixa bem claro que aquela casa foi projetada para rpoporcionar a sensaçao de entrar em um mundo a parte. A lareira é em forma de cogumelo, a base da escada lembra a espinha dorsal de um peixe. As janelas sao enormes, para aproveitar a luz natural, e os mosaicos estao sempre presentes.
A fachada também é muito diferente, e ressalta em meio aos prédios comuns que estao ao seu lado. Alguns dizem que as sacadas, cheia de ondas e ferros retorcidos, lembram ossos, e por isso a casa era chamada de Casa de los Ossos, mas pra mim parecem máscaras, no melhor estilo "Fantasma da Ópera".
Lindo !
Um comentário:
É isso aí Naty, tô viajando com você,todos os dias entro no blog para ver onde estamos (ahahahaha), seus comentários são ótimos. Continue assim, acredito que está no caminho certo! Torço por você. Beijos
Postar um comentário