quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sagrada Família

¡Hola!
Nesses primeiros dias estou fazendo a linha desencanada. No melhor estilo flaneur, saio andando pela cidade, de acordo com o meu mapinha de Barcelona. Passando apenas pelos lugares que estão à minha volta. A sorte é que um desses lugares é nada mais, nada menos, que a Sagrada Família.
A Sagrada Família é uma igreja desenhada pelo arquiteto Gaudí. Catalão de carteirinha, Gaudí tem um trabalho incrível. Seus prédios tem ondas e passam a impressão de não ser um simples concreto, parecem os castelos de areia que fazíamos na praia quando crianças. E existem obras dele por toda a cidade, muitas vezes estou andando e no meio de prédios tão comuns, encontro um traçado que só poderia ser dele, incrível.
Agora, a Sagrada Família é indescritível. Sempre havia visto fotos, mas nao tinha noção da intensidade que essa obra traz. Barcelona é uma cidade de prédios pequenos, têm em sua maioria 5 ou 6 andares. Eis que você está andando, por prédios baixos, e no meio de um clarão no céu, surge uma obra belíssima, com uma imponência.
A igreja ainda está em construção. Parece que Gaudí, quando morreu, deixou um desafio enorme aos arquitetos e engenheiros da Igreja, então os guindastes e pessoas penduradas fazem parte do cenário. Na fachada existem esculturas que Gaudí, muito católico (aliás, ele morreu depois de ser atropelado por um bonde quando voltava de uma missa), interpretou de episódios tão narrados pela Igreja Católica, um deles é a crucificação de Cristo. A imagem de Cristo crucificado, com Maria e Madalena chorando, é belíssima. As pedras conseguem ter uma expressão tão forte - e modernista, sempre - que deixa qualquer um arrepiado, mesmo os que não são tão católicos.
Você pode subir nas torres da Igreja, mas essa visão fica para outro dia. Ahora só estou andando.

4 comentários:

Anônimo disse...

ahhh!
que lindo!!

bjos :)

Anônimo disse...

to adorando pq aqui além de saber da sua viagem a gt apresnde como o gaudi morreu

saudade e cultura

beijo

Unknown disse...

nath, como eu disse, tenho um chaveiro com a sagrada família do gaudí... antes achava ele apenas lindo, mas agora ele será "coisas de nath" tbm!!!

superjornalista!!

conte tudo o que esses olhões azuis verem por aí!

j'espère pour demain!

SmQ

Anônimo disse...

Estou acompanhando! Que lindo! Beijos