quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sagrada Família

¡Hola!
Nesses primeiros dias estou fazendo a linha desencanada. No melhor estilo flaneur, saio andando pela cidade, de acordo com o meu mapinha de Barcelona. Passando apenas pelos lugares que estão à minha volta. A sorte é que um desses lugares é nada mais, nada menos, que a Sagrada Família.
A Sagrada Família é uma igreja desenhada pelo arquiteto Gaudí. Catalão de carteirinha, Gaudí tem um trabalho incrível. Seus prédios tem ondas e passam a impressão de não ser um simples concreto, parecem os castelos de areia que fazíamos na praia quando crianças. E existem obras dele por toda a cidade, muitas vezes estou andando e no meio de prédios tão comuns, encontro um traçado que só poderia ser dele, incrível.
Agora, a Sagrada Família é indescritível. Sempre havia visto fotos, mas nao tinha noção da intensidade que essa obra traz. Barcelona é uma cidade de prédios pequenos, têm em sua maioria 5 ou 6 andares. Eis que você está andando, por prédios baixos, e no meio de um clarão no céu, surge uma obra belíssima, com uma imponência.
A igreja ainda está em construção. Parece que Gaudí, quando morreu, deixou um desafio enorme aos arquitetos e engenheiros da Igreja, então os guindastes e pessoas penduradas fazem parte do cenário. Na fachada existem esculturas que Gaudí, muito católico (aliás, ele morreu depois de ser atropelado por um bonde quando voltava de uma missa), interpretou de episódios tão narrados pela Igreja Católica, um deles é a crucificação de Cristo. A imagem de Cristo crucificado, com Maria e Madalena chorando, é belíssima. As pedras conseguem ter uma expressão tão forte - e modernista, sempre - que deixa qualquer um arrepiado, mesmo os que não são tão católicos.
Você pode subir nas torres da Igreja, mas essa visão fica para outro dia. Ahora só estou andando.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

iHolas Chicos e Chicas!

Minhas primeiras horas na España já foram ótimas.
Consegui entrar no país, o que é uma grande coisa. Após uma pequena enacarada da polícia, uma pergunta básica: Por que você não está falando português? (como havia chegado no mesmo avião de americanos, arrisquei o inglês). A resposta também foi básica: Porque não sabia se você ia entender! Uma risadinha, um carimbo, e estoy dentro de la España. Mas não sem antes ter mala revistada. Óbvio, coisa de aeroporto.
Barcelona é muito bonita. É como se fosse um grande centro de São Paulo. Os prédios são em sua maioria antigos, alguns chegam a ter 200 anos. E existe céu entre os prédios, um céu azul, mas sem muitas nuvens. As pessoas estendem as roupas para fora, na sacada, e a mistura das roupas, com o antigo dos prédios chega ser poético de tão lindo.
Os ônibus aqui não têm catraca. Você paga ao motorista se não tiver um passe, mas se for usar o passe, entra, coloca seu cartão no coiso (não sei dizer o que é aquilo), que o coiso cobra sua passagem. Sem malandragem, as pessoas simplesmente entram, e cobram a passagem delas mesmas. AAAAh e sabem aquele aviso de bancos preferênciais no ônibus ? Eles são menos injustos com os velhinhos. No Brasil, esse aviso tem uma pessoa corcunda de bengala. Aqui em Barcelona é uma pessoa ereta (se é que você pode chamar aquele desenho, de palito, de pessoa) com uma bengala, sem parecer caquético.
Nesse um dia já percebi que vou comer muy bien, pelo menos enquanto estiver em Barcelona. Mas vou confirmar esse fato primeiro, para depois matá-los de inveja - brincadeirinha.
No pouco tempo que estou aqui já rebolei demais com a língua. Me pego falando português, mudando apenas o sotaque, algumas palavras em italiano. Até o velho e bom inglês escapa de vez em quando. Mas de acordo com algumas pessoas, estoy hablando bien (ou enganando todo mundo muy bien). Veremos...
Me voy.
Besos
Olha o que temos nos teclados daqui óh: ñ, tão interessante hahaha

domingo, 24 de junho de 2007

Vamô lá ? Vamô lá !

Inspirada na antiga companhia do Teatro Arena, encotrei o título. As peças possuiam títulos baseados na história que o grupo estava encenando. Arena conta Zumbi, Tiradentes.

Nathália conta, mas o que ? A Europa.

Por 40 dias vou me aventurar pelo chão europeu. Passando por 4 países - Espanha, França, Itália e Holanda - prometo muitos micos e histórias ótimas. E sempre com a máquina fotográfica na mão.

Me acompanhem.
Principalmente porque vou sentir falta dos queridos que deixo aqui.